Secult promove campanha virtual sobre o Dia Internacional da Dança


A Secretaria de Estado da Cultura (SECult) promove, a partir do próximo domingo (29), Dia Internacional da Dança, uma campanha virtual cujo objetivo é fomentar a fruição da arte em todo o Estado, de forma interativa e colaborativa, mostrando a universalidade através das mais variadas formas de expressão.
Bailarino Arthur Marques, no espetáculo "Tempos em Tempos"
A campanha consiste em um ato “virtual” cujo produto final será um vídeo clipe em homenagem ao mês da dança na Paraíba. Bailarinos, coreógrafos, grupos, companhias de dança e público em geral, fornecerão a matéria prima para criação deste videoclipe ao gravarem suas imagens e as disponibilizarem a SECult. Segundo Bia Cagliani, gerente operacional de dança, a principal proposta da campanha é enaltecer a linguagem da Arte no Estado, mostrando a dança como algo presente na vida de todas as pessoas e não apenas na vida dos profissionais da área. “Dançar é uma forma de celebrar a vida”, conclui.
Espetáculo "Pulsação", do Acena - foto de Felipe Lima
As homenagens começam neste domingo com o lançamento de um site comemorativo, o http://www.paraiba.pb.gov.br/especiais/danca) e se estendem até o dia 29 de maio, quando o videoclipe será lançado. Será através desta página na internet que as pessoas poderão fazer o download da música-tema da campanha. Todos os dançarinos (profissionais ou não) devem registrar, por meio audiovisual, suas coreografias, danças e performances (ensaiadas ou improvisadas) e utilizar como trilha sonora, a música proposta.
Espetáculo "As 3 irmãs" da Paralelo Cia de Dança - foto de Rychelme Braga
Trilha sonora – “Balança Riddim”, uma composição especial assinada pelo percussionista e DJ paraibano, João Cassiano. Uma homenagem aos ritmos da nossa terra, através de canções consagradas como Meu Sublime Torrão (Genival Macedo) e Retrato de um Forró (Luiz Ramalho/Luiz Gonzaga).
Bailarina de Tribal Dance, Kilma Farias - foto de Renata Chaves
O site também conta um pouco da história da Dança na Paraíba, homenageia grandes nomes e possui um canal de vídeos e de informações (perfis, blogs e sites de dançarinos) cujo objetivo é promover a difusão da dança paraibana e a interatividade entre os artistas. Na página também estará disponível o regulamento da Campanha, com todas as informações necessárias aos participantes.
Espetáculo "Ethnotron" - foto de Andréa Gisele
Os vídeos devem ser enviados para o endereço eletrônico, danca.secultpb@gmail.com, disponibilizados em links no canal de vídeos YouTube, ou entregues (via Correios ou pessoalmente) na sede da SECult, no Casarão dos Azulejos, localizado na Rua Conselheiro Henriques, 159, no Centro de João Pessoa. O prazo para envio é até o dia 18 de Maio. Mais informações com a Gerência de Difusão Operacional da Dança, através do telefone: (83) 3218.4169.

(texto retirado do site do Governo da Paraíba)

Um comentário:

  1. Estou muito feliz e orgulhoso, querida Joyce e todas as pessoas que fazem parte deste Fórum agora com este importante canal para nossa área. Na verdade somente agora tive tempo de acessar tudo e perceber as coisas. O Blog está muito bom. Lembro-lhe, se porventura precisar de minha força, estou aqui para ajudar. Beijos.

    Vant Vaz

    ResponderExcluir